quinta-feira, 31 de maio de 2007

inclusão informática

Que eu posso fazer para participar da inclusão digital?

Na minha escola não há laboratório de informática; alguns professores não sabem trabalhar com informática ainda hoje.Na escola existem 3 computadores,dos quais, um está na secretaria para computação de dados e informação da vidas dos alunos, notas etc; e 2 na sala dos professores, mas este dois foram doações de Banrisul, eu acredito.No ano passado estes computadores em sua grande parte serviram para cadastrar a Nota Solidária, programa do Governo do ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Como eu possuo computador em casa, meus trabalhos geralmente, faço em casa e levo disquete ou CD para passar na escola.Na escola há um Scaner que é usado para fotografar conteúdos ou trabalhos para passar em matrizes, através de uma impressora matricial, e após rodar no mimiógrafo. Infelizmente não possuímos internet na escola.
Em nossa cidade, há alguma entidade, que possuem computadores aberto ao público, como a Biblioteca Pública e Camara de Vereadores. Nós já levamos nossos alunos até a Camara de Vereadores para realizares pesquisa na Internet , porém o local é longe e não possuimos recursos para pagar transporte. Nesta ocasião procuramos deixar os alunos que não possuiam computadores em casa trabalharem e se familiarizarem com a internet. O local é pequeno e possui apenas 10 computadores, os quais estão muito juntos pela falta de espaço físico.
Na escola eu procuro orientar, no que tenho conhecimento, meus colegas que querem informação sobre o funcionamento da ferramenta. Gostaria de fazer outros cursos para aperfeiçoar meus conhecimentos, já que nesta área as informações surgem hora por hora. Sei que devemos nos atualizar permanentemente, o que sei hoje, já será ultrapassado amanhã ou daqui 10 minutos.
Meus alunos gostam de pesquisar na Internet, acho que cabe a mim, como professora, orientar essas pesquiza, para que eles não aceitem a primeira informação como verdadeiras , mas que questionem e procurem comparar com outras verdades.
A escola poderia colocar um computador na biblioteca para que os alunos pudessem pesquisar e que fosse possível colocar alguns programas para que eles pudessem trabalhar em outras áreas do conhecimento.Enquanto isso não acontece, só resta levar os alunos a esses locais onde eles possam trabalhar e ter contato com a internet.
Espero que isso não dure sempre e que logo a informática faça parte da minha escola, enquanto isso vou tentando informar meus colegas no que for possível e também meus alunos.

Nenhum comentário: